JATOBÁ

Nome Científico:
Hymenaea sp. Leguminosae.

Outros nomes e Espécies Afins:
Muitas árvores do gênero Hymenaea são conhecidas comercialmente por Jatobá, Jataí e Jutaí, das quais as mais importantes são H. stilbocarpa e a H. courbaril.

Descrição da Árvore:
Árvore de até 40 m de altura por 200 cm de DAP, sem sapopemas. Tronco cilíndrico, fuste de até 12-13 m de comprimento.

Características da Madeira:
Coloração róseo-pardacento ao pardo-avermelhado-claro, uniforme ou com veios longitudinais. Alburno espesso, branco-amarelado. Superfície pouco lustrosa, textura lisa a grossa, grã normalmente reversa. Gosto e odor indistintos.

Região de Ocorrência:
Ocorre desde o sul do México até a Bahia, nas matas de terra firme de solo argiloso e várzeas altas.

Propriedades Físico-Mecânicas:
A madeira de Jatobá pode ser classificada como de alto peso específico, baixa retratibilidade e alta resistência mecânica.

Comportamento Durante a Secagem:
Seca ao ar com poucas deformações. Observa-se a presença de rachaduras e empenamentos quando a secagem é demasiado rápida.

Trabalhabilidade:
Difícil a moderadamente fácil de trabalhar, pode ser desenrolada, aplainada, colada, parafusada e pregada sem muitos problemas. Apresenta resistência para tornear e faquear. O acabamento é agradável. Aceita pintura, verniz, lustre e emassamento.

Indicações de Uso:
Construções externas (obras hidráulicas, postes e vigas), construções pesadas, laminados, móveis, cabos de ferramentas. Implementos agrícolas, carrocerias e vagões, dormentes, cruzetas e construção civil em geral.

Fonte: REMADE