IPÊ

Nome Científico:
Tabebuia impetiginosa (Mart.) Standl., Bignoniaceae.

Outros nomes e Espécies Afins:
O gênero Tabebula tem cerca de 60 espécies ocorrendo em toda a América Tropical, desde o México até a Argentina. De forma geral, as espécies com madeira densa e escura são denominadas, indistintamente, de lpê, Pau-d’arco e Ipeúna, às vezes acrescentando-se a cor da floração (Ipê-roxo, Ipê-amarelo). Uma denominação comum a vários países sul-americanos é Lapacho.

Descrição da Árvore:
Árvore com normalmente 8 a 10 m de altura quando isolada; na floresta pode atingir até 30 m de altura e 100 cm de diâmetro. Casca espessa e rígida, de cor pardo-escura, sulcada longitudinalmente e fissurada transversalmente.

Características da Madeira:
Cerne pardo-acastanhado ou pardo-claro, geralmente uniforme, sendo comum apresentar reflexos esverdeados. Superfície pouco lustrosa, medianamente lisa ao tato; textura de fina a média, uniforme; grã direita a reversa, cheiro e gosto imperceptíveis.

Região de Ocorrência:
Das espécies mais comuns, T. impetiginosa ocorre do Nordeste ao estado de São Paulo; T. heptaphyfla é mais restrita ao sul da Bahia, Espírito Santo e Rio de Janeiro. T. serra-tifolia e T. ipe tem distribuição mais ampla, desde a região Norte/Nordeste até a região Sul.

Propriedades Físico-Mecânicas:
A madeira é muito pesada e dura, com alta resistência mecânica e baixa retratibilidade volumétrica. É resistente ao ataque de insetos e ao apodrecimento.

Comportamento Durante a Secagem:
A secagem ao ar é de média a rápida, e apresenta pequenos problemas de rachaduras e empenamentos. A secagem artificial pode agravar a incidência de defeitos.

Trabalhabilidade:
Moderadamente difícil de trabalhar, principalmente com ferramentas manuais, que perdem rapidamente a afiação. Recebe um bom acabamento. São relatados problemas de colagem. O pó liberado durante o beneficiamento pode causar dermatite.

Indicações de Uso:
A madeira de Ipê pode ser utilizada em obras externas tais como postes moirões, estacas, esteios, defensas, dormentes, cruzetas, estruturas; em construção civil na forma de vigas, caibros, ripas, batentes ou marcos de portas e janelas, caixilhos, tacos, tábuas de assoalho e similares; mobiliário comum, peças torneadas, cabos de ferramentas, carrocerias, construção naval, instrumentos musicais, degraus de escada, bolas de boliche e bocha, etc.

Fonte: REMADE